terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Diadema e o Aniversário de São Paulo

Devido às chuvas da semana passada, o Programa Bem Passado ao vivo sobre Diadema não foi exibido. Sua hora será daqui a pouco, às 19h, em http://www.tvabcd.com.br/

Assista, participe, concorra à pizza da Bel Mangiare e assista o vídeo especial sobre o aniversário de São Paulo, comemorado hoje.

Espero vocês lá.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Um apaixonado pela história de Diadema, no Bem Passado de hoje



O Programa Bem Passado de hoje, às 19h em http://www.tvabcd.com.br/, apresentado pelo jornalista Fábio Silva Gomes, com comentários de Sérgio Piola, recebe um apaixonado pela história de Diadema. Walter Adão Carreiro, 71 anos, metalúrgico aposentado, traz o gosto e a afeição por cada centímetro quadrado de sua cidade. O memorialista tem, na ponta da língua, a história de cada uma das 2,2 mil ruas do município.

O interesse em pesquisar a memória municipal surgiu numa reunião na casa da esposa do primeiro prefeito de Diadema, D. Sylvia Ramos Esquivel, em 1989. Munido de papel e caneta, Walter iniciou suas pesquisas, e hoje possui um vasto acervo de dados, documentos e fotografias. Atua no Centro de Memória da cidade e deve lançar seu primeiro livro este ano. O segundo já está sendo escrito.

Carreiro passava dias visitando famílias, vistoriando arquivos e checando datas em cemitérios da própria Diadema e região. Embora seja Diadema uma "cidade nova", seu registro fotográfico mais antigo data-se de 1908, com uma foto de Horácio Messias Nogueira, fundador da Vila Nogueira. Conheça mais sobre a letra D do Grande ABCD e o trabalho de Walter Adão Carreiro hoje, no Programa Bem Passado.

Programa Bem Passado, o melhor pedaço da memória do Grande ABCD.


Ao vivo às 19h em http://www.tvabcd.com.br/

Reprises e todos os programas anteriores em http://www.clubetvabcd.com.br/

Blog: http://www.programabempassado.blogspot.com/

Comunidade no orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=105020724

Perfil: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=1633708200488783875

Sigam o apresentador no twitter: www.twitter.com/fabiofamilias
Sigam também seu comentarista www.twitter.com/sergiopiola

O prefeito mais jovem do Brasil fala no Bem Passado



Na última terça-feira, 11/01, o Programa Bem Passado entrevistou aquele que foi o prefeito mais jovem do país, em 1976, aos 19 anos de idade. Aarão Edmundo Jardim Teixeira, filho do sindicalista Edmundo Teixeira, contou um pouco sobre sua história e de sua família, que já elegeu três irmãos na cidade de Rio Grande da Serra, a última cidade do nosso Grande ABCDMRR.

Apresentado pelo jornalista Fábio Silva Gomes, o programa teve comentários de Leandro Giudici - que também integra a equipe - visto que o comentarista "oficial", Sérgio Piola, esteve afastado devido à missa de sétimo dia de sua avó, D. Conceição Piola. Esteve normalmente, porém, na Pizzaria Bel Mangiare (Av. Paulo Afonso, 136 - Nova Petrópolis - SBC) após o programa.

Aarão foi prefeito de Rio Grande da Serra em plena ditadura, pelo MDB, um ano após o falecimento de seu pai, grande figura, que deixara o Jardim Europa, em São Paulo, para morar no sítio adquirido naquela cidade. Para administrar a cidade, ainda sem muita estrutura e com baixo orçamento, além dos boicotes que impunha o governo da época, Aarão precisou contar, muitas vezes, com o apoio de outros prefeitos da região, como Antonio Tito Costa (São Bernardo), Raimundo da Cunha Leite (São Caetano) e Lincoln Grillo (Santo André).

Foi o precursor dos irmãos Jardim Teixeira na prefeitura de Rio Grande da Serra. As mulheres não entraram na política, mas os três irmãos homens foram prefeitos: Aarão em 1976, José Teixeira em 1996 e Adler Alfredo Kiko Teixeira como prefeito atual, em seu segundo mandato.

Atualmente, Aarão se dedica ao escritório de advocacia e imobiliária que mantém em São Bernardo, com outros advogados, e ao sítio localizado em Ribeirão Pires, no distrito de Ouro Fino, onde funciona seu pesque & pague e haras. Continua ligado à política, mas não envolvido nela.

Assista o programa na íntegra em http://www.clubetvabcd.com.br/

Programa Bem Passado - O melhor pedaço da memória do Grande ABCD


terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Hoje, no Bem Passado, o mais jovem prefeito do Brasil



O Programa Bem Passado, com apresentação de Fábio Silva Gomes, e que vai ao ar nesta terça (11/01) às 19h, em http://www.tvabcd.com.br/, começa 2011 falando sobre uma cidade do ABCD que ainda não havia sido abordada nos programas anteriores: Rio Grande da Serra/SP. A última cidade do Grande ABCDMRR, entre Ribeirão Pires e a Vila Histórica de Paranapiacaba (Santo André), nos traz aquele que foi o prefeito mais jovem do Brasil, aos 19 anos de idade, em 1976: Aarão Edmundo Jardim Teixeira.

Aarão foi o primeiro prefeito do clã dos Teixeira em Rio Grande da Serra. Posteriormente, seus dois irmãos também foram gestores da cidade: José Teixeira (1993-1996) e Adler Alfredo Kiko Teixeira, sendo este último o prefeito atual. Na eleição em que Aarão foi eleito, candidataria-se seu pai, presidente do Sindicato dos Bancários local. No entanto, o progenitor faleceu, e Aarão acabou entrando para a política, mesmo sendo o filho caçula. Era época de ditadura militar. Seu mandato durou seis anos e Aarão conseguiu eleger seu sucessor.

Veja isso e mais no Programa Bem Passado, o melhor pedaço da memória do Grande ABCD.

Ao vivo às 19h em http://www.tvabcd.com.br/

Reprises e todos os programas anteriores em http://www.clubetvabcd.com.br/

Blog: http://www.programabempassado.blogspot.com/

Comunidade no orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=105020724

Perfil: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=1633708200488783875

Sigam o apresentador no twitter: www.twitter.com/fabiofamilias
 
Post Script: O Programa Bem Passado lamenta o falecimento da avó de nosso comentarista Sérgio Piola, Dona Conceição Rodrigues Piola. Manifestamos nossos votos de pesar e conforto aos familiares.

Programa Bem Passado recebe Toninho das Abelhas


No último programa do ano, exibido em 20/12/2010, o jornalista Fábio Silva Gomes e seu comentarista Sérgio Piola não fizeram cera e entrevistaram Antonio Padovani, o Toninho das Abelhas, que há quase 30 anos é especialista na retirada de colméias e vespeiros, bem como na criação de abelhas e extração de produtos relacionados ao mel.

Toninho, conhecido nacionalmente, falou acerca de sua profissão e sobre sua empresa, a SOS Abelha (www.sosabelhas.com), instalada na Rua Antonio Bento,70, no centro de São Caetano do Sul. Tudo começou com uma pequena casa de produtos naturais, no início da década de 1980, e foi evoluindo até chegar no que é hoje. A casa de produtos naturais - lanches, sucos etc. - ainda existe no local, e é uma das mais procuradas do centro sulsancaetanense. Junto a isso, o comércio agora agrega produtos relacionados à apicultura e toda sorte de produtos provindos da abelha: mel, geléia real, cera, própolis e outros.

A SOS Abelhas atende principalmente o Estado de São Paulo, mas já fez diversas incursões em outras localidades. Toninho foi chamado, inclusive, para coordenar atividades com abelhas em canais da televisão aberta, em programas de cultura, curiosidades e humor. No ABC, possui pequenos apiários em São Bernardo do Campo, no Riacho Grande, e em Ribeirão Pires.

Acompanhe na íntegra o programa em www.clubetvabcd.com.br