terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Fabrício Ramos e a Música Pensante Brasileira, no Bem Passado


Às 19h em www.tvabcd.com.br, por Fábio Silva Gomes e Aglaupe Grana, o Programa Bem Passado desta terça-feira (31/01) fala sobre a "Música Pensante Brasileira". É assim que denomina seu trabalho o músico Fabrício Ramos Leandro, nascido em Triunfo-PE em 1980 e residente no bairro Rudge Ramos, em São Bernardo do Campo. Por meio de influências diversas, que o fizeram misturar "Luiz Gonzaga com Stones", o cantor e compositor Fabrício Ramos, como é conhecido, inova e agrada a todos os públicos com letras e melodias de bom gosto e qualidade.

A família de Fabrício está estabelecida na cidade desde os anos 1970 e está espalhada por Santo André, São Bernardo e São Caetano. A vinda definitiva de Fabrício para o ABC é recente, mas a região já é vista por ele como sua segunda casa, onde foi bem acolhido, fez amigos e hoje vê os frutos de sua carreira sendo colhidos. Está profissionalmente na música desde 2004, quando lançou seu primeiro CD em Recife-PE. Em 2007, realizou uma turnê pelo Japão, mostrando seu trabalho, tendo sido divulgado nacionalmente pela televisão local. Gravou mais um CD, na Bahia, que ainda não tem data para ser lançado.

Em seus shows, composições próprias se misturam às releituras de Alceu Valença, Luiz Gonzaga, Raul Seixas e outros. Um solo de Led Zeppelin? Não estranhe. Esta mistura é o ritmo de Fabrício Ramos, que dará, inclusive, uma palhinha ao vivo em nosso Bem Passado.

Estudante de história na PUC-SP, Fabrício deve parte de seu sucesso ao trabalho realizado na internet, onde fez vários amigos e parceiros. As redes sociais espalham seu trabalho, bem como parceiros de grupos como a Rede Liberdade e outros que viram, no talento de Fabrício, uma nova forma de cantar a vida.

Programa Bem Passado - O melhor pedaço da memória do Grande ABCD


Ao vivo às 19h na TV ABCD - http://www.tvabcd.com.br/

Reprises e todos os programas anteriores em http://www.clubetvabcd.com.br/

Blog: http://www.programabempassado.blogspot.com/

Comunidade no orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=105020724

Perfil: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=1633708200488783875

Sigam o apresentador no twitter e facebook: www.twitter.com/fabiofamilias  / www.facebook.com/fabiofamilias

Sigam também sua comentarista www.twitter.com/a_grana

Projeto Origem das Famílias: www.facebook.com/familiassbc

Saiba mais sobre o artista: www.fabricioramos.com

Contamos com o apoio do Portal Guia ABC, Jornal Mais ABCD, Jornal União do ABC e Pizzaria Bel Mangiare.

Flávio Martins conta sua história no Bem Passado




Na última terça-feira (24/01), o empresário andreense Flavio Caio Novita Martins esteve no Programa Bem Passado, contando um pouco de sua história pessoal e de sua família. Nascido no centro da cidade, onde hoje se localiza a franquia McDonalds da Rua Coronel Oliveira Lima, Flávio Martin falou sobre seu passado e presente na cidade, um tempo inimaginável aos olhos de quem não viveu.

Nascido em 1951, foi na Oliveira Lima seu primeiro acidente de automóvel - com um Galaxie hidramático, pertencente ao seu pai, o ex-vereador Vicente Martins Jr. - quando a via ainda era utilizada por automóveis. Lembra-se do Bar Quitandinha, ponto de encontro dos andreenses antigos, do Cine Carlos Gomes, de diversos comércios existentes naquela região. Seu pai foi um dos fundadores da CTBC, Companhia Telefônica da Borda do Campo, juntamente com Oliver Tognato e outros. A vinda do Corpo de Bombeiros para a cidade também foi uma conquista de seu progenitor, já que Santo André não dispunha do serviço e precisava recorrer à capital.

Por parte de mãe, seu avô José da Silva Novita, português da Ilha da Madeira, conseguiu crescer e prosperar em Santos-SP. Como tantas outras famílias estabelecidas naquela cidade, resolveu construir sua casa de veraneio no ABC, devido ao clima mais ameno do topo da serra. Foi assim que, na década de 1930, construiu o "casarão dos Novita" na Vila Assunção, desapropriado para a construção da Escola Estadual Celso Gama. Naquela casa, Flávio brincou muito em sua infância. Ele conta que, nos últimos tempos da casa, morava lá apenas um tio e uma tia. Lá, eles produziam aguardente de cana (pinga).

Às vésperas da eleição da ACISA - Associação Comercial e Industrial de Santo André -, Flávio falou sobre as propostas da Chapa 2, pela qual foi candidato. Diretor da entidade e vice por três gestões, Flavio citou várias experiências positivas, como o trabalho nos comércios dos bairros e a criação da Crediacisa. Sagrou-se vitorioso seu adversário da Chapa 1, Evenson Dotto, dois dias depois, mas ambos abraçaram-se e planejaram trabalhar juntos pela entidade e seus representados, visto que trata-se de uma das mais atuantes associações comerciais da Região Metropolitana de São Paulo

Para assistir o programa na íntegra, acesse o Clube TV ABCD através do menu 'programas,' em www.tvabcd.com.br.

Programa Bem Passado - O melhor pedaço da memória do Grande ABCD


terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Uma vida inteira no Centro de Santo André


Nesta terça-feira (24/01), às 19h em www.tvabcd.com.br, o jornalista Fábio Silva Gomes e sua comentarista Aglaupe Grana entrevistam Flavio Caio Novita Martins, empresário nascido em Santo André e morador do centro da cidade desde sua infância. Filho de Maria José de Arruda Novita e Vicente Martins Júnior, nasceu na Rua Coronel Oliveira Lima e vive até hoje no único imóvel residencial da Praça do Carmo, preservando suas origens.

Flavio Martins formou-se em Direito pela Faculdade de Direito São Bernardo em 1981. Administra a empresa de sua família, além de dedicar-se também ao comércio. Foi por três vezes vice-presidente da ACISA (Associação Comercial e Industrial de Santo André), tendo participado da criação da Crediacisa, que fornece linhas de crédito para os associado da entidade. Descende, por parte de mãe, da família Novita, cujo bisavô veio da Ilha da Madeira para Santos-SP por volta de 1885, e daí para Santo André em 1930. Seu avô foi um dos fundadores do Santos Futebol Clube (José da Silva Novita Filho) e sua mãe foi uma exímia concertista. O pai de Flavio, Vicente Martins Jr., foi um conhecido dentista da cidade de Santo André, nascido em Jaú-SP e cidadão andreense desde os anos 1920. Foi vereador, presidente do Rotary Club, um dos fundadores da CTBC (Companhia Telefônica da Borda do Campo) e um dos responsáveis pela vinda do Corpo de Bombeiros para Santo André.

A história da família Novita foi contada no livro "José da Silva Novita - Sua vida, sua história", de Luiz Carlos de Barros Novita. Flávio, bisneto do patriarca, nos concedeu uma cópia do livro, do qual reproduzimos algumas imagens para exibir no programa, dentre os quais a casa demolida para a construção da Escola Estadual Celso Gama, na Vila Assunção, primeira casa dos Novita em Santo André. Atuante no comércio e na história da cidade, Flávio Martins é um dos candidatos à presidência da ACISA na eleição que se realizará no próximo dia 26/01.

Tudo isso e muito mais, hoje no Programa Bem Passado, o melhor pedaço da memória do Grande ABCD!


Ao vivo às 19h na TV ABCD - http://www.tvabcd.com.br/

Reprises e todos os programas anteriores em http://www.clubetvabcd.com.br/

Blog: http://www.programabempassado.blogspot.com/

Comunidade no orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=105020724

Perfil: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=1633708200488783875

Sigam o apresentador no twitter e facebook: www.twitter.com/fabiofamilias  / www.facebook.com/fabiofamilias

Sigam também sua comentarista www.twitter.com/a_grana

Projeto Origem das Famílias: www.facebook.com/familiassbc

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Bem Passado recebe Arquimedes Pessoni


O Programa Bem Passado da última terça (17/01), recebeu o jornalista e doutor em comunicação social Arquimedes Pessoni, para falar um pouco sobre família, genealogia e sua experiência no jornalismo. O professor da Universidade de São Caetano do Sul e assessor de imprensa da Prefeitura de Santo André desde 1991 (afastado por motivos de saúde) falou ao jornalista Fábio Silva Gomes sobre diversos assuntos, apresentando várias fotos antigas que renderam muitos comentários dos espectadores.

Membro de famílias tradicionais como Pessoni, Meneghel e Suster, Arquimedes falou sobre como surgiu seu interesse em pesquisar a família. Também orientou aqueles que desejam se aventurar em construir sua própria árvore e citou fontes importantes, como os arquivos das igrejas (Cúria Metropolitana e outras), os cartórios e a Igreja dos Mórmons (Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias), que possui primoroso acervo.

Como um amante do Grande ABC, falou também sua opinião acerca do trato com a memória na região, num bate-papo descontraído e cheio de detalhes sobre as cidades. Ao final, todos foram para a Pizzaria Bel Mangiare, agora em novo endereço: Av. Paulo Afonso, 131 - Nova Petrópolis - São Bernardo do Campo. Lá, encontraram o ator Mário César Camargo com sua família e alguns amigos. Camargo atuou como "Anacleto" na novela Terra Nostra, da Rede Globo de Televisão.

Assista na íntegra em www.clubetvabcd.com.br, ou clicando no menu 'programas' em www.tvabcd.com.br

Programa Bem Passado - O melhor pedaço da memória do Grande ABCD



terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Família, história e jornalismo... Arquimedes Pessoni no Bem Passado


Nesta terça (17/01), às 19h em www.tvabcd.com.br, o Programa Bem Passado recebe mais um entusiasta da história da região. Jornalista, professor universitário e apaixonado pela história do ABC e de sua família, Arquimedes Pessoni falará nesta noite sobre sua vasta experiência profissional e a forma como alinha suas paixões, a narração do hoje e do ontem no cotidiano da região. Será entrevistado por Fábio Silva Gomes e, para relembrar o primeiro ano do Bem Passado, o comentarista Sérgio Piola.

Com muitas fotografias, o programa falará sobre o passado e o presente do ABC de uma maneira dinâmica. O que o ABC tem feito? As gerações atuais estão preocupadas em preservar o passado? As famílias preservam seu acervo documental? Sobrenomes como Pessoni, Meneghel, Suster e outros, além dos Bairros dos Meninos (Rudge Ramos) e Montanhão serão constantemente lembrados neste relato, por fazerem parte da história de vida dos ascendentes do professor.

Curriculum - Arquimedes possui graduação em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo (1984), mestrado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (2002) e doutorado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (2005). Atualmente, é professor do corpo permanente do Programa de Mestrado em Comunicação e também de graduação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) e docente-colaborador da disciplina de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina do ABC. Vice-presidente (2011-2012) do Centro de Estudos de Saúde Coletiva da FMABC (CESCO). Assessor de imprensa da Prefeitura de Santo André desde 1991 (em licença). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde, comunicação científica, comunicação organizacional e assessoria de imprensa.

Tudo isso e muito mais, hoje no Programa Bem Passado, o melhor pedaço da memória do Grande ABCD!

Ao vivo às 19h na TV ABCD - http://www.tvabcd.com.br/

Reprises e todos os programas anteriores em http://www.clubetvabcd.com.br/

Blog: http://www.programabempassado.blogspot.com/

Comunidade no orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=105020724

Perfil: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=1633708200488783875

Sigam o apresentador no twitter e facebook: www.twitter.com/fabiofamilias  / www.facebook.com/fabiofamilias

Sigam também seu comentarista www.twitter.com/sergiopiola / www.facebook.com/sergiopiolasanchez

Projeto Origem das Famílias: www.facebook.com/familiassbc

Contamos com o apoio do Portal Guia ABC - www.portalguiaabc.com.br

Também nos apóia o Instituto Humanus e a Pizzaria Bel Mangiare

Nota: Na imagem do post, o RG digitalizado do Sr. Pedro Meneghel, um dos ancestrais de Pessoni.

No Bem Passado, a história da Rádio Pérola da Serra


Na última terça-feira (10/01), primeiro Bem Passado do ano de 2012, Fábio Silva Gomes e Aglaupe Grana entrevistaram Ademar Bertoldo, presidente da Associação Cultural Comunitária Serrana, mantenedora da Rádio Pérola da Serra, em Ribeirão Pires. Durante o bate-papo, Ademar, nascido na própria cidade em 1941, falou sobre sua história, seu gosto por rádio e a fundação de uma das primeiras rádios comunitárias oficializadas do Grande ABC.

Descendente de duas das mais tradicionais famílias de Ribeirão Pires - Botacin e Bertholdo - Ademar descreve suas muitas histórias e fala sobre seu gosto especial por esporte. Conviveu com diversos jornalistas de sua época, para os quais enviava matérias. Lembra-se dos estúdios da Rádio ABC, ainda com auditório, nos anos 1960. Funcionário da Pirelli por muitos anos, sempre jogou futebol no time da empresa. A aposentadoria chegou, mas Ademar não deixou de praticar esportes, segredo de seu vigor.

A Rádio Pérola da Serra, já assim denominada, funciona desde 2008 e participa de eventos na cidade toda. A ideia é expandir a rádio, que se tornou um marco em Ribeirão Pires. A entrevista, na íntegra, você confere em www.clubetvabcd.com.br

Programa Bem Passado - O melhor pedaço da memória do Grande ABCD

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

As ondas do rádio na Pérola da Serra


Popularmente conhecida como "Pérola da Serra", Ribeirão Pires é uma cidade bastante peculiar. Nesta terça-feira (10/01), primeiro programa do ano de 2012, Fábio Silva Gomes e Aglaupe Grana receberão, às 19h em www.tvabcd.com.br, o diretor da rádio Pérola da Serra FM, Ademar Bertoldo, que vai falar um pouco sobre rádio, sobre a família e sobre a cidade.

Nascido em 10/12/1941 em Ribeirão Pìres, filho de Artur Bertholdo e Ângela Botacin - duas tradicionais famílias da cidade -, Ademar sempre gostou de comunicação. Jovem ainda, enviava notícias para os jornais e frequentava os estúdios da Rádio ABC, como hobby. Ingressou na Pirelli e, estando lá, jogou pelo time da empresa, o que o deixou mais perto de seu objetivo na comunicação: o esporte, área para a qual sempre foi muito voltado. Permaneceu na Pirelli por 26 anos, tendo feito no chão de fábrica muitos amigos.

Iniciou com rádio ao apresentar um programa esportivo na Rádio Verão. Quando a mesma se desfez, Ademar comprou os equipamentos e fundou a Rádio Serrana, fechada tempos depois, caracterizada como "rádio pirata". Não desistindo de seus objetivos, Ademar batalhou pela formação da Associação Cultural Comunitária Serrana, que hoje mantém a Rádio Pérola da Serra FM, no ar desde 2008, a primeira rádio comunitária oficializada do ABC.

Opine, pergunte, participe! Assista e saiba mais no Programa Bem Passado, o melhor pedaço da memória do Grande ABCD!


Ao vivo às 19h na TV ABCD - http://www.tvabcd.com.br/

Reprises e todos os programas anteriores em http://www.clubetvabcd.com.br/

Blog: http://www.programabempassado.blogspot.com/

Comunidade no orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=105020724

Perfil: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=1633708200488783875

Sigam o apresentador no twitter e facebook: www.twitter.com/fabiofamilias  / www.facebook.com/fabiofamilias

Sigam também sua comentarista www.twitter.com/a_grana

Contamos com o apoio do Portal Guia ABC - www.portalguiaabc.com.br

Também nos apóia o Instituto Humanus e a Pizzaria Bel Mangiare

No último programa do ano, Bem Passado recebe Papai Noel


No último programa do ano de 2011, o Programa Bem Passado, apresentado por Fábio Silva Gomes e Aglaupe Grana, recebeu o Nice e Álvaro Blanco Dias, Mamãe e Papai Noel. Residentes em São Caetano do Sul, falaram um pouco sobre o trabalho social desenvolvido. Sempre voluntária, a família percorre - na época de natal - desde hospitais a orfanatos e asilos.

Como assistente social, Nice já realizava trabalho social há muitos anos. Em 2008, diante da pergunta se conhecia algum papai noel, colocou o próprio esposo na jogada, que hoje pega férias da empresa onde trabalha nesta época do ano para servir à nobre causa. E a atuação do Papai Noel rompeu as barreiras de São Caetano, indo para outras cidades do ABC e, inclusive, a capital. Pela primeira vez, em 2011, participou do almoço de natal da Famíla Lemes, em São Bernardo do Campo, um dos mais tradicionais eventos sociais da data, realizado anualmente no Parque São Bernardo.

Papai e Mamãe Noel falaram sobre os cuidados com a aparência - principalmente a barba natural de Álvaro -, as roupas, os doces. A casa, no final de cada no, se torna verdadeiramente a residência do papai noel. Todos ajudam, principalmente os filhos e as três sobrinhas que também estiveram no programa: Maria Carolina, Júlia e Luiza.

 Adepto de diversas e peculiares filosofias de vida, Papai Noel mostra-se dedicado ao trabalho. Emociona-se com cada história, ouve com carinho. Nos diz que "o silêncio é a voz dos sábios" e explica sua teoria, de que "quando você pensa em muito multiplicar, não sobra tempo para dividir. Quando você divide, automaticamente você multiplica".

Os panettones do cenário do programa foram cedidos pelo Jornal União do ABC. Ao final, todos foram para a Pizzaria Bel Mangiare.

Assista na íntegra em www.clubetvabcd.com.br

Programa Bem Passado - O melhor pedaço da memória do Grande ABCD